quinta-feira, 3 de outubro de 2013

PROTESTO CONTRA DEMARCAÇÕES

ZERO HORA 03 de outubro de 2013 | N° 17572

MOBILIZAÇÃO NACIONAL. Protestos de indígenas contra demarcações


Povos indígenas realizaram várias manifestações pelo país ontem com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para as violações a direitos dos grupos. Os protestos, que integram a Mobilização Nacional Indígena, também querem barrar iniciativas políticas consideradas contrárias aos interesses das etnias, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215, que transfere a competência da União na demarcação das terras indígenas para o Congresso Nacional.

Em Porto Alegre, um grupo de índios, acompanhado de quilombolas, realizou ato em frente ao Palácio Piratini. Os manifestantes receberam apoio do Bloco de Luta pelo Transporte Público. Para garantir a segurança, policiais se posicionaram na prefeitura e na sede do governo estadual. No final da tarde, cerca de 50 PMs da tropa de choque se enfileiraram na frente do Palácio e o trânsito ficou bloqueado por cerca de uma hora e meia.

Em uma reunião, às 14h de hoje, no Ministério Público Federal, o Estado deve entregar uma resposta, por escrito, às reivindicações que envolvem a suspensão de demarcações e a solução de conflitos em territórios indígenas e quilombolas. Deve haver uma nova manifestação durante o encontro.

Em Brasília, indígenas se reuniram com o presidente em exercício da Câmara, deputado André Vargas (PT-PR), para pressionar os deputados a arquivar a PEC 215. Vargas informou que a Casa aguarda decisão de um grupo de trabalho para definir uma política efetiva de demarcação. Em São Paulo, índios bloquearam uma das pistas da avenida Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário