quinta-feira, 29 de maio de 2014

INDIOS BLOQUEIAM MINISTÉRIO DA JUSTIÇA


Índios bloqueiam entrada do Ministério da Justiça em Brasília. Grupo quer uma audiência com o ministro José Eduardo Cardozo

O GLOBO
Atualizado:29/05/14 - 11h28

Índios bloqueiam entrada do Ministério da Justiça Givaldo Barbosa / O Globo


BRASÍLIA - Um grupo de cerca de 300 índios está em frente ao Ministério da Justiça e cobra uma audiência com o ministro José Eduardo Cardozo sobre a demarcação de terras indígenas no país. Os índios bloqueiam as entradas do ministério e gritam palavras de ordem. Eles portam arcos e flechas, mas o protesto até o momento é pacífico. O policiamento no local foi reforçado.

De acordo com o Conselho Missionário Indigenista (Cimi), a principal reivindicação é que o governo dê prosseguimento aos procedimentos de demarcação paralisados no país. O grupo é contrário a minuta de portaria que muda os procedimentos de demarcação.

“A mobilização também se posiciona contra as mesas de diálogo entre indígenas e agricultores que têm sido propostas pelo ministério”, diz o conselho em nota.

A assessoria do ministro informou que Cardozo está à disposição para audiência com as lideranças indígenas.

O grupo é o mesmo que entrou em confronto com a Polícia Militar (PM), na terça-feira, em protesto contra a Copa do Mundo. Ontem, Cardozo não disse, no entanto, se os índios deveriam ser proibidos de participar de manifestações públicas com arcos e flechas.

Durante os confrontos com a PM, que duraram aproximadamente duas horas, um policial e quatro índios, segundo o Conselho Missionário Indigenista, ficaram feridos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário